sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ouros de Eldorado: A Arte Pré Hispânica da Colômbia


A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia com 250 artefatos de ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica e outros materiais que evidenciam a diversidade e as técnicas metalúrgicas criadas pelos antigos habitantes indígenas da região que hoje corresponde à Colômbia. Todas as obras integram o acervo do Museo del Oro del Banco de la Republica – Colômbia, a mais importante coleção do gênero no mundo.

Segundo Marcia Arcuri, assessora cientifica da mostra, o ineditismo da exposição se dá por ela referenciar a diversidade étnica e cultural dos povos que ocuparam a antiga região da Colômbia e a importante relação estabelecida entre eles e tantos outros grupos indígenas das terras baixas da América do Sul, sobretudo as interações entre povos que ocuparam preteritamente a Amazônia Ocidental.


A exposição divide-se em temas Gente Dourada / A Gente dourado e os animais fantásticos/
Animais Fantásticos / O homem animal / Abstração e natureza / O universo das formas / A metalurgia e as sociedades pré-hispânicas / A ourivesaria pré-hispânica da Colômbia / Martelamento / Fundição por cera perdida / Dourado por oxidação. Além disso, serão exibidos filmes que demonstram os diferentes processos de ourivesaria.

Saiba mais: pinacoteca/Upload/file/Release%20Eldorado.pdf

Não vai perder hein! Tá lindo demais!!! até dia 22 de Agosto!

Postado por: Maria Striker

Um comentário:

  1. Vale a pena visitar a exposição. O desenho dos colares e adornos de nariz me impressionaram pelo design atemporal. Pode-se afirmar que eles foram feitos nos dias de hoje... entretanto datam de várias seculos atrás. Os colonizadores conseguiram dar um fim a esta rica cultura e pouco foi acrescentado em termos de técnicas de ourivesaria.

    ResponderExcluir