terça-feira, 27 de julho de 2010

Tem alergia ao usar brincos ou outra joia?



Se você sofre desse mal, saiba que dificilmente a alergia é do ouro. Ela quase sempre é de algum outro metal, normalmente o níquel. Cerca de 10% das mulheres têm alergia ao níquel e esse é um dos metais usados para compor a liga de ouro, principalmente de ouro branco, e para compor muitas bijuterias. Entre as mulheres que têm orelha furada, 20% desenvolvem alergia ao níquel.

Nos anos 90, foram feitos estudos e testes com o níquel e deles surgiu a Nickel Directive, válida para toda a União Europeia. A diretriz regula o uso de níquel em joias e permite o máximo de 5% de níquel nas ligas, pois os testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, já que a quantidade fica muito diluída. É essa orientação que seguimos nas joias da H.Stern. E eu juro pra vocês que elas não me dão alergia.

A rigor, quanto maior a quantidade de ouro na liga, menor a chance de dar alergia. Prefira, portanto, os brincos de ouro 18K, nunca abaixo de 18K. A platina e o titânio também são metais que dificilmente provocam alergias, mas quase toda a produção é direcionada para a medicina e a odontologia, na forma de pinos e placas cirúrgicas. É difícil achar joias de titânio. E a platina, por sua vez, é um metal raro e caro, algo como duas vezes o preço do ouro. Por isso, ainda em 1920, os joalheiros desenvolveram o ouro branco como um substituto da platina.

Se você tem um brinco de ouro que dá alergia e insiste em usá-lo, só tem um jeito de amenizar a coisa: passe uma boa camada de esmalte incolor no pino, na tarracha e em toda a área que possa encostar no lóbulo. A autonomia é de algumas horas. Depois, o esmalte descasca e, pelo menos no meu caso, o efeito Dumbo tá lá de novo!

http://www.adorojoias.com.br

Postado por: Maria Striker

Nenhum comentário:

Postar um comentário